quarta-feira, 2 de março de 2011

As astutas ciladas do diabo


A vida de Sansão – Tudo para ser bem sucedido, mas não foi assim!

I – Iniciação:

                Uma passagem pouco falada, pelo menos pra mim, não tenho tido a oportunidade de ouvir muitos pregadores falar sobre ela, é a vida de Sansão. Creio que ela nos traz inúmeros alertas que podemos usar em nossas vidas no dia a dia.

                Para entender o contexto: O livro de Juízes mostra Israel em uma época em que ainda não havia sido constituído rei sobre o povo, pois a vontade de Deus é que não houvesse rei, e sim, que obedecessem a seus mandamentos e o próprio Deus reinaria sobre eles. Mas Israel começou a fazer o que era mal aos olhos do Senhor e sempre acabavam ficando cativos a outros povos e então começavam a clamar a Deus para que os libertassem e, para que Israel fosse liberto destes povos, Deus levantava juízes dentre os homens, para que os livrassem dos seus inimigos. Sansão foi o penúltimo juiz levantado, vindo depois dele Samuel. Apesar das promessas, ele cometeu vários deslizes, mas como as escrituras nos colocam: tudo aquilo que foi escrito, para nosso conhecimento foi escrito, tomemos os erros que Sansão cometeu, para que não caiamos nas ciladas do inimigo.

II – A promessa 

Juízes: 13:2-5

"Havia um homem de Zorá, da linhagem de Dã, chamado Manoá, cuja mulher era estéril e não tinha filhos. Apareceu o Anjo do SENHOR a esta mulher e lhe disse: Eis que és estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho. Agora, pois, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda; porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus."

Nazireu (do hebraico nazir ---- da raiz nazar --- "consagrado", "separado") Está instituído no livro de Números 6:1-21.  Em virtude desta consagração, o nazireu devia abster-se de tomar certos alimentos e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres, além de não comer carne em muitas circunstâncias.

1. Um Nazireu não podia tomar vinho:

Na Palavra de Deus, o vinho simboliza a alegria.

Paulo em Efésios 5:18 (E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito “Santo”) compara o Enchimento do Espírito Santo com a embriagues com vinho. A razão de um Nazireu não tomar vinho, é mostrar que seu maior prazer e deleite estão na pessoa do Senhor. Do mesmo modo nossa consagração perde o sentido se não estiver baseada no amor ao Senhor e no prazer de andar em Sua presença.

2. Um Nazireu não podia tocar em cadáver algum:

Esta consagração é mais do que negar o pecado e a carne, mas sim, abster-se de tudo que estiver impregnado pela morte. Lembrando que morte quer dizer: Separação, separação de Deus. Assim também, todos nós não devemos nos contaminar com as coisas deste mundo que nos separam de Deus.

3. Um Nazireu não podia cortar o cabelo:

Isto era um sinal notório de sua chamada, de sua consagração e reconhecimento do senhorio de Deus sobre sua pessoa. Também nós, precisamos ser reconhecidos, onde quer que estejamos que a presença de nosso Senhor Jesus Cristo está em nós e por conseqüência, fazemos a Sua vontade.

III – Onde tudo começou a dar errado:

1. Andar por entre os parreirais:

Juízes 14:5

"Desceu, pois, com seu pai e sua mãe a Timna; e, chegando às vinhas de Timna, eis que um leão novo, bramando, lhe saiu ao encontro."

Números 6:3

"abster-se-á de vinho e de bebida forte; não beberá vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem tomará beberagens de uvas, nem comerá uvas frescas nem secas."

Com vemos Sansão deveria abster-se, não só de tomar vinho, mas também comer uvas, mas nesta passagem o vemos andando por entre as parreiras. Podemos até dizer: O que tem isto de mal? É uma forma de darmos margem para cair em tentação. Isto vale para nós nos dias de hoje, não em andar em um parreiral, mas, nos deixarmos andar por lugares, que poderão nos levar a sair da presença do Espírito Santo de Deus. 

2. Tocar em um animal morto:

Juízes 14:6

"Então, o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que ele o rasgou como quem rasga um cabrito, sem nada ter na mão; todavia, nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que fizera."

Juízes 14:8-9

"Depois de alguns dias, voltou ele para a tomar; e, apartando-se do caminho para ver o corpo do leão morto, eis que, neste, havia um enxame de abelhas com mel. Tomou o favo nas mãos e se foi andando e comendo dele; e chegando a seu pai e a sua mãe, deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que do corpo do leão é que o tomara."

Certo dia, depois de fazer a caminhada habitual entre as vinhas, percebeu que dentro do cadáver do leão havia uma colméia com bastante mel. Veja aqui como o diabo é astuto e sutil. A um nazireu era proibido tocar em cadáveres. E o que ele fez? Colocou mel no cadáver. Sansão não tocou no cadáver do leão, mas chegou muito perto. Atenção: o inimigo pode estar colocando mel nas coisas do mundo para tentar-lhe, atrair-lhe e roubar-lhe a consagração. Cuidado com o “mel no interior de cadáveres”

3. Deu-se aos prazeres da carne:

Juízes 16:1

"Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta, e coabitou com ela."

Juízes 16:4

"Depois disto, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, a qual se chamava Dalila."

Com isto, Dalila, sendo filisteia, começou a indagar Sansão sobre sua força:

Juízes 16:6

"Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força e com que poderias ser amarrado para te poderem subjugar."

Esta parte está detalhada em Juízes: 16:7-16.

Juízes 16:17-21

"Descobriu-lhe todo o coração e lhe disse: Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se vier a ser rapado, ir-se-á de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem. Vendo, pois, Dalila que já ele lhe descobrira todo o coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi mais esta vez, porque, agora, me descobriu ele todo o coração. Então, os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela e trouxeram com eles o dinheiro. Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força. E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o SENHOR se tinha retirado dele. Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere."

A tática do diabo para seduzir Sansão entre as vinhas não obteve êxito. Da mesma forma, a artimanha para fazê-lo tocar no cadáver do leão também não surtiu o efeito desejado. Por último, o inimigo usou uma mulher para induzi-lo a cortar os cabelos, Sansão perdeu sua “marca”, afinal, o que o tornava visivelmente um nazireu eram seus cabelos. Jesus nos adverte para que não extinguamos o Espírito Santo (I Tessalonicenses 5:19) pois Ele é a nossa “marca”, nosso “selo” de que pertencemos ao Senhor.

Mas Sansão quebrou sua consagração, por seguir suas vontades, por dar maior importância àquilo que o tornava feliz, ele deixou de lado o verdadeiro propósito de sua vida. Devemos ter a direção de Deus. Sansão deixou de enxergar esses estas direções, pois seus olhos estavam ocupados em vislumbrar o que agradaria apenas a ele mesmo.

Como conseqüência ele foi aprisionado e teve seus olhos arrancados, tudo aconteceu muito rápido, ele acordou e de repente sua força havia sumido, na carta à Igreja de Sardes Jesus diz que virá sobre eles como um ladrão (Ap. 3:3b), porém, no mesmo versículo Jesus mostra sua misericórdia dando uma segunda chance à “igreja de aparência”, Ele diz: "Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se." (Ap. 3:3a).

Como terminou a história de Sansão?

Mas se Sansão havia perdido sua força, o que houve para que o Senhor o capacitasse novamente?

Juízes 16:28

"Sansão clamou ao SENHOR e disse: SENHOR Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos."

Deus pela sua imensa misericórdia, perdoou Sansão e deu-lhe seu poder novamente, mas a conseqüência do pecado foi devastadora, pois acabou morrendo juntamente com os filisteus.

Por isso, sirva-nos de alerta, para que não caiamos, mas sim, obedeçamos ao Senhor em toda sua Palavra. "Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar..." I Samuel 15:22 b

Lições a serem aprendidas:

Nosso foco sempre deve ser Jesus;

Tiago 4:7

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."

Não nos perdermos com os “cuidados” da vida;

Lucas 8:14

"A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer."

Fugir da aparência do mal;

I Tessalonicenses 5:22

"abstende-vos de toda forma de mal."

Estarmos atentos as ciladas do inimigo.

Efésios 6:11

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;"

Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário