quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Um Deus de Amor

Para entender o que é amor.


Dentre todas as descrições para a palavra amor (substantivo masculino), encontrada no dícionário podemos destacar:


1. Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atracção!; grande afeição ou afinidade forte por outra pessoa (ex.: amor filial, amor materno).
2. Disposição dos afectos! para querer ou fazer o bem a algo ou alguém (ex.: amor à humanidade, amor aos animais)


Por do amor, Deus tem o melhor para todos nós, Ele declara:


"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais." Jeremias 29:11


O amor não para só no carater sentimental, pois para ser verdadeiro, deve ser "traduzido" em ações, isto é claro em João 3:16:


"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."


Note que o verbo amar entra em ação: "amou". Deus também nos chama a amar. Isto é tão importante, que amar se torna uma ordenança. Em um certo momento, Jesus é que questionado sobre as leis e qual o maior mandamento de todos, e Ele responde: Amor.


"Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento.O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas." Mateus 22:36-40


Amor uma ordenança:


"Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros." João 13:34


Jesus também nos mostra como é quer que o amemos:


"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele." João 14:21


Aqui Deus descreve o que é o amor.


"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos osmistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará. O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." I Corintios 13:1-7


Que cada um de nós, possamos entender e exercer este amor.


Que a Paz do Senhor Jesus esteja com cada um de vós.


Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário