quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Ser sincero com Deus

Algo que devemos ter em mente, sempre, é que Deus sabe todas as coisas, por tanto, sermos sinceros diante dEle fará com que alcancemos o Seu trono através de nossas orações.


Muitas vezes, há algo, lá no fundo de nossos corações, que tentamos esconder ou camuflar de alguma forma, para que passe desabercebido diante de Deus, mas isto não é possível. Se há algo, que lhe incomoda, lá no fundo da alma, leve isto diante dEle. Ele como ninguém, lhe ouvirá e lhe ajudará a superar esta situação.


É preciso aprender a ser sincero com Deus e consigo mesmo. Omitir ou esconder algo que lhe perturba ou algo que seja uma dificuldade em ser tratada, só fará com que se torne um peso em nossas vidas.


O primeiro caso que vemos de um erro cometido, a tentativa de encobrir e conseqüência está em Gênesis 3:9-12


"E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses? Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi."


Isto ocorreu logo após Adão ter desobedecido a Deus e comer a árvore do conhecimento do bem e do mal. Veja que encobrir o erro, faz com que haja um afastamento de Deus e, conseqüentemente uma conduta errada nas ações, sendo a primeira, a atribuição da responsabilidade, que é nossa, a outras pessoas. A conseqüência disto foi desatrosa para toda a humanidade.


Mas por outro lado, temos um exemplo bem diferente deste, ocorre com Davi, que após ter cometido um erro muito grave, é repreendido por um profeta e se arrepende do que fez, vai diante de Deus e "rasga" o coração diante dEle, confessando todo seu erro. O arrependimento restaura a Davi a comunhão com Deus e vemos isto, no salmo 51, onde ele escreve após este episódio, o versículo chave deste salmo é o número 6:


1 Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados.
2 Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado.
3 Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim.
4 Contra ti eu pequei - somente contra ti - e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas.
5 De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido.
6 O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria.
7 Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
8 Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo.
9 Não olhes para os meus pecados e apaga todas as minhas maldades.
10 Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!
11 Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu santo Espírito.
12 Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente.
13 Então ensinarei aos desobedientes as tuas leis, e eles voltarão a ti.
14 Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação!
15 Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca, e eu te louvarei!16   Tu não queres que eu te ofereça sacrifícios; tu não gostas que animais sejam queimados como oferta a ti.
17 Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.
18 Ó Deus, com a tua bondade, ajuda Jerusalém e constrói de novo as suas muralhas!
19  Então terás prazer em receber os sacrifícios certos e os animais que são totalmente queimados. E touros novos serão oferecidos no teu altar.




Deus é misericordioso. Não tenha medo de abrir seu coração diante dEle, pelo contrário, confesse a Ele as coisas mais ocultas do seu coração e, atraves do arrependimento, alem de sermos curados em nossa alma, a relação plena com nosso Criador será restaurada. Conseqüências de atos errados, muitas vezes teremos que enfrentar, mas de cabeça erguida e firmes, pois estaremos em comunhão com aquele que pode todas as coisas. Cristo Jesus.


Medite em mais esta palavra:


"Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra."
II Cronicas 7:14


A Paz do Senhor Jesus


Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário