terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Oração que funciona

Hoje é muito comum irmos aos cultos, louvarmos, orarmos, ouvirmos a palavra, mas não obtermos muitos resultados. Quando não obtemos estes resultados, a consequência é que vamos "esfriando" a um ponto, que frequentar um culto acaba se tornando meramente um compromisso mecânico.

João 16:23-24
"E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra."
Então quer dizer que tudo que pedirmos, nossos desejos, nossas vontades, serão atendidas? Não. Nossas orações devem estar de acordo com a Palavra do Senhor, e ai sim, dentro destes parâmetros podemos pedir, não no sentido de "esmolar" algo, mas sim, de determinar algo. Lembrando que não exigimos nada de Deus, mas sim, daquilo que rouba nossa esperança, nossa felicidade, revertendo o mal em bem, através do que nos está disponivel através da nossa redenção através do sacrifício de Jesus na cruz.

Em Marcos 11:22-23, temos uma declaração do Senhor Jesus de como devemos proceder para orar de forma que venhamos a obter o resultado esperado:

"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito."

Vemos aqui, quatro passos para alcançarmos a vitória através de nossa oração:

1. Ter fé em Deus;
2. Pronunciar, dar ordem a algo para que seja feito;
3. Não duvidar, Crer;
4. Receber;

Agora, vamos meditar em cada um destes passos:

Primeiro ponto é: ter fé em Deus:

O que é fé?

Buscando no dicionário, a fé tem alguns significados muito interessante, vou citar os que achei mais relevantes para este contexto:

1. Adesão absoluta do espírito àquilo que se considera verdadeiro.
2. Sentimento de quem acredita em determinados ideias ou princípios religiosos. = CRENÇA
5. Estado ou atitude de quem acredita ou tem esperança em algo. = CONFIANÇA, ESPERANÇA ≠ CEPTICISMO, INCREDULIDADE

Na Palavra de Deus, a fé se definida:

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.". Hebreus. 11:11

Como adquirimos a fé?

Romanos: 10:17 "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus"
Muitos acreditam que a fé, esta nos louvores, em algum ato que podemos praticar, na santidade, nas obras, na caridade. Isto tudo vem com a fé, mas para adquirir fé, só existe um modo: Ouvindo a Palavra do Senhor.
Antes de realizar qualquer milagre, Jesus pregava a Sua Palavra, fazendo com que a fé inundasse os corações e, depois, com o coração cheio de convicção, Ele podia executar o milagre.
Hoje o que vemos, é que muitos vão a igreja, não prestam muita atenção na palavra que está sendo ministrada, mas no final, quando chega o momento da oração, querem receber algo que o coração dele não ficou pronto para disfrutar, pois não deu importância a Palavra do Senhor.

Onde deve estar nossa fé?

Em Gálatas 2:20 define exatamente isto: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."
Muitas vezes, o erro que cometemos, é achar que orando, temos o poder para fazer com que algo aconteça, tendo a fé em nos mesmos, muitas vezes na nossa oração, sendo que na verdade, devemos ter a fé em Jesus, que irá operar o milagre. Sabendo que orando com fé, Ele irá realizar aquilo que estamos orando em concordância com a Palavra.

Sabendo isto, não devemos mais orar com a fé da sorte. A fé da sorte, é aquela que após termos orado, ficamos na esperança que Deus, quem sabe, pode ter nos ouvido, e assim de-repente, podemos ter nosso pedido atendido. Temos que parar com isso, pois devemos ter em mente o seguinte: "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;" Efésios 1:3, ou seja, não seremos abençoados, já fomos abençoados. O que devemos trazer são estas bençãos para nossa vida, através da oração da fé.

O segunto ponto, é dizer, pronunciar.

Muitas vezes, em nossas orações pedimos, mas na nossa lingua, e até na sociedade, a palavra pedir dá uma conotação de "implorar, por favor, se possível". Mas no caso, não é esse o contexto, mas sim, em dar ordem a uma determinada situação. Um texto na Palavra que define muito bem esta autoridade ao falar, ao dizer algo está em Mateus 8:8-9: "E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.", ou seja, ao pronunciar, falar, sabe-se que irá ser feito, conforme sua ordem.
Um outro ponto que pode ocorrer quando vamos dar ordem a uma determinada situação, é não nos sentirmos dignos para isto. As vezes, vem sentimentos de culpa de algo que cometemos e que acabam tomando nossa mente. Mas quando isto ocorre devemos nos lembrar: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;" Romanos 3:23-25. E se há algum pecado não confessado, confesse, e saiba que foi perdoado, para que justificado, possa operar o poder de Deus em seu favor.

Terceiro ponto: Não duvidar crer.

Há uma diferença entre fé e crer. Também busquei no dicionário o que Crer significa e obtive a seguinte definição:

1. Dar fé a; acreditar.

Ou seja, dar fé a Palavra de Deus, acreditar que o que está sendo dito será realizado. Se no momento de orar, seu coração se encher de dúvida, nem continue. Pois você não deve tentar, orar pra ver no que vai dar, não é assim que a Palavra nos diz para agir. Caso a dúvida paire no seu coração, volte a meditar na Palavra, adquira fé, e com a certeza, conficção no coração, agora ore, crendo que receberá aquilo pelo que está orando.

Quarto ponto: Receber.

Neste momento, devemos ousar na fé. Recebemos aquilo que pedimos (determinando), com isso, se era uma doença, recebemos a cura, se eram pensamentos que insistiam em nos deprimir, nos livramos deles, algo que não conseguia fazer, não tinha capacidade para tal, faça-o agora.
Se o que determinou, está de acordo com a Palavra, tenha certeza: Deus já lhe abençoou.

Espero que este texto possa lhe ajudar a concretizar suas orações a partir deste momento.

Que Deus lhe abençõe enormemente.

Abs. até a próxima.






Nenhum comentário:

Postar um comentário