quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Culpa, lance fora este sentimento!

Um dos sentimentos mais cruéis que podemos ter conosco mesmo é ficar nos culpando não só quando fazemos algo errado, mas também quando deixamos de fazer o que é certo. Este sentimento de culpa é algo tão terrível, que muitos acabam entrando em uma depressão tão profunda que ou acabam indo parar nas ruas, vivendo uma vida sub-humana ou mesmo em casos drásticos, acabando com a própria vida.


Infelizmente ao longo de nossa jornada, por vezes podemos tropeçar e cair, e isto dá margem para que o inimigo venha colocar a culpa em nossos corações. Nestes momentos, devemos nos firmar na Palavra do Senhor a fim de lançar fora todo sentimento de autocomiseração e condenação de nós mesmos.


“Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal.” Provérbios 24:16


“Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o SENHOR o sustém com a sua mão” Salmos 37:23-24


Por tanto, ao cair, é necessário entrar na presença do Senhor, pedir perdão e não ficar “remoendo” o que aconteceu. Sabemos que não somos perfeitos e, por isso, ainda podemos falhar. Há uma declaração de Paulo, onde isto é muito claro, e é o que devemos fazer:


“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” Filipenses 3:13-14


Outra coisa que pode nos prender a este sentimento de culpa é a dúvida de que o Senhor pode nos perdoar. Esta dúvida deve desaparecer do nosso coração e para isto há uma declaração tremenda da parte de Deus:


“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” 1 João 1:9


Porem, não podemos em virtude disto, errarmos deliberadamente, pois neste caso, caímos em iniqüidade. Outro fato, é que todo erro tem uma conseqüência, e devemos arcar com a responsabilidade disto. Se o erro cometido prejudicou alguém, precisamos nos acertar com esta pessoa. Mas estarmos livre deste sentimento de culpa nos permite continuar andando de cabeça erguida.


Há um ditado que diz: “Melhor prevenir do que remediar” e é uma verdade. Para isto, devemos nos submeter a Deus, andar em Sua presença e cheios do Espírito Santo, não daremos margem a concupiscência da carne.


“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” Efésios 6:13-18


E se mesmo assim, este sentimento vier tomar conta de nossos corações lembre-se:


“Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hebreus 4:14-16


Que a Paz do Senhor Jesus abunde em vossos corações.


Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário